quinta-feira, 14 de agosto de 2008

A Invocação do Santíssimo Nome de Jesus: "a oração dos pobres, a oração do coração".

A invocação do Nome de Jesus é a forma de oração cristã mais simples que se pode imaginar. Foi a oração dos doentes, dos cegos e de todos os necessitados que pediam ajuda a Jesus. E os Evangelhos conservaram a lembrabça da oração desses mais pobres e desfavorecidos. Esta invocação foi sempre a oração dos simples e dos pobres, dos trabalhadores nos campos e nas oficinas, a oração das donas-de-casa, das lavadeiras e das cozinheiras, a oração dos prisioneiros e dos mártires. "Meu Deus, tem piedade de mim porque sou pecador", a oração do publicano, mais agradável a Deus pela simplicidade e humildade, foi suficiente. Este voltou para casa "justificado".
Depois das turbulentas e ainda constantes mutações pelas quais passa nossa história, a sede de Deus se faz ver não só na secura dos homens, como também, na procura por algo que, de fato, preencha. A concorrência dos movimentos pentecostais, tanto católicos como evangélicos, provam o desespero. Mas nem sempre o mais espiritual está ligado ao mais emotivo, e é melhor que não esteja. Na história da espiritualidade cristã, muita coisa se formulou. As orações do clero, com seu rebuscamento literário; as feitas para o povo, com um cuidado de simplificação; a feitas pelo povo, como meio de participação e as inspiradas. As que brotaram do Espírito no coração são as mais eficazes. E não há outra senão aquela que chama a pessoa de Jesus, aquela que não é nada senão o seu Nome. Os milagres na Judéia, aconteceram mediante o som deste Nome. Basta invocá-lo e dele se receberá o que precisa. Chamar o nome implica confiança na presença, amizade, compahia. "O Santo Nome contém Cristo completo e nos introduz na sua Presença total. Esta presença total é mais do que a Presença da proximidade e Presença de vivência a que nos referimos. É a verdadeira 'doação' de todas as realidades às quais nos aproximamos através do Nome _ Salvação, Encarnação, Transfiguração, Igreja, Eucaristia, Espírito e Pai. Esta presença total é tudo".
Frente à correria, ao desespero dos nossos dias, nada melhor para unir o espírito a Deus que pronunciar com fé e sem enfeites o Santo Nome de Jesus. "Por seu nome fomos salvos", nele temos a paz, a salvação, o amigo. "E somos vasos escolhidos para levar o Nome".

Fonte: A oração dos pobres. Paulus,1984.

Nenhum comentário: